sábado, maio 12, 2007

O ócio é um mau negócio


"Trabalhe sempre em algo,
para que o diabo sempre
te encontre ocupado."
São Jerônimo

O exemplo mais infeliz do resultado da ociosidade na bíblia foi o do Rei Davi. Ele que sempre foi dedicado ao trabalho desde a adolescência; quem não se lembra, da visita do profeta Samuel a sua casa? Todos os irmãos estavam em casa, enquanto ele estava "ralando" no campo cuidando das ovelhas. Quando Deus o visitou, o encontrou trabalhando. Aclamado rei, sempre estava à frente do exército, nas ocasiões de guerra.

Mas um dia, não se sabe se por um mau conselho ou se por decisão própria, ficou à toa no palácio, e em seu lugar, enviou o general Joabe para a batalha conta os amonitas.

Bastou apenas um descuido. Um dia de ociosidade. O diabo "veio" e achou Davi sem ocupação. E isso foi o bastante para trazer enormes desgraças para dentro da sua família.

Jesus comentou, certa vez, a respeito dos demônios que ao sair de uma pessoa, voltam para verificar se a antiga "casa" esteja vazia - desocupada. Isso fala principalmente de ócio.

Tenho verificado a existência de grande quantidade de cristãos infelizes, amargurados, tristes, murmurando e procurando jogar sobre alguém a culpa de seus fracassos . Esse tipo de tristeza pode ser explicado como ausência do Espírito Santo. Contudo, o Espírito se vai, não por culpa dos outros, mas por desobediência nossa. Se a alegria do Senhor é a nossa força, o desapontamento do Espírito Santo deve vir da nossa teimosia em querermos ficar desocupados.

Então, se quisermos sorrir novamente no espírito, então façamos por onde; nos ocupemos de duas formas: trabalhando na vida material e principalmente arrajando ocupação na obra do Senhor. Por exemplo: pregando, ensaiando, louvando, visitando ou estudando a Bíblia. Não há melhor remédio para alegrar o coração de um crente do que o TRABALHO.



escrito em 1º de maio de 2007
por joão cruzué



............


Nenhum comentário: