sábado, dezembro 09, 2006

O SIGNIFICADO DO NATAL


.Bethlehem


O Natal tem um significado muito especial para mim. Nele, sempre vejo as pessoas mais alegres, mais generosas, comunicativas, viajando para estar comos entes queridos, fazendo listas, comprando, e recebendo presentes. É verdade que ele só é comemorado pelas famílias cristãs e que muitos "rabujentos", com todo respeito, não gostam dele. Uns dizem que é puro comércio, outros acham que é mais uma festa pagã disfarçada. Cada um pode achar como lhe convier, sinceramente, eu gosto do Natal, e gosto muito!

Tendo trabalhado por cinco anos na Rua 24 de Maio, no Centro de São Paulo, ainda no tempo que existiam as duas Casas mais badaladas da época: O Mappin e a Mesbla, quando chegava dezembro, era aquele mar de pessoas procurando por enfeites, perfumes, eletrodomésticos roupas, presentes. Tinha os Papais-Noéis tocando sininhos nas ruas e principalmente as músicas natalinas tão maravilhosamente tocadas pelos dedos mágicos do harpista Luis Bordon. Era "Gingle Bell" o mês inteiro. Hoje, o grande movimento está nos Shopping Centers; aquilo que eu achava bom, agora deve estar muito melhor.

Nos meses que antecedem o Natal, aumenta sensivelmente as oportunidades de emprego. O comércio vende, mas boa parte do dinheiro vai para os bolsos de vendedores, entregadores, funcionários do atacado, funcionários das indústrias, das empresas que trabalham para as indústrias - eles vão felizes para seus lares. Muitas famílias dessa gente só têm a oportunidade de comprar um peru ou um pernil uma vez por ano - no Natal. Posso imaginar crianças tagarelando à mesa com as maçãs do rosto sujas de comida, e de outro lado, pais felizes, guerreiras ou guerreiros vendo o resultado, o fruto de seu trabalho. Se o Natal fosse apenas comércio, sem ele o lixeiro, o carteiro, o moço da luz, os porteiros de prédios, os faxineiros não poderiam compartilhar de uma generosidade de pouca duração. Que bom que nessa época o comércio seja mesmo forte, porque gostaria que todos chefes de família estivessem mesmo empregados. Sei o que estou dizendo, pois passei 10 natais sem trabalho fixo.

Por trás de todo este movimento, quer queira quer não, está a pessoa de Jesus Cristo. Nascido numa manjedoura pela mesquinhês dos cidadãos de Belém. Eu sei que Deus poderia ter escolhido a família mais abastada da Judéia para que o Filho do Homem nascesse em berço de ouro e pedras preciosas. Por que motivo não fez? Não conseguiríamosmos perscrutar a mente divina, mas posso entender que se Cristo tivesse nascido rico, o pensamento farisaico teria invertido todos os valores morais cristãos. Um fariseu achava ( e ainda deve achar ) que só era rico porque era bom, justo, e por isso, tinha a bênção da prosperidade de Deus. Hoje, acho que isso ainda não mudou - sempre tem gente que "se acha".

O Cristo, a pessoa de Deus em forma humana, humanizou-se naturalmente em uma família humilde. Assim como Deus dá a luz do sol, o ar respirável e a chuva sem distinção entre ricos e pobres - Jesus Cristo e a graça de Deus é para todos, indistintamente. Quem aceita Jesus como Salvador e Senhor recebe de Deus a paz pelo perdão, saúde e o direito de ser chamado filho de Deus pela adoção.

A sua data de nascimento não é precisa. Creio que aqueles que acham que por isso não deveria existir nenhuma comemoração são tão mesquinhos quanto aqueles moradores de Belém. Esses lhe negaram um teto e o aconchego de um berço; os outros ainda querem lhe negar uma data de aniversário. De uma coisa estou bem certo: Ele nasceu em meu coração em 11 de janeiro de 1975.

E, se tudo que disse fosse insuficiente, resta ainda isso: Deus, com um gesto de boa vontade, presenteou todas as pessoas do mundo com uma grandíssima boa nova: Que na cidade de Belém da Judéia nasceu o Cristo, o Messias, aquele que traria, traz e trará a Paz entre o Criador e a humanidade perdida no pecado.

Neste mundo tão agitado, tão violento, há uma mudança inegável no comportamento das pessoas no Natal. A Paz que acontece é explicada pelo maior presente já recebido pelos homens, com está escrito em Isaías 9;6: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

É este o significado do Natal para mim: Paz através da presença de Cristo.

Feliz Natal!



autoria: João Cruzué

Nenhum comentário: